Procrastinar é adiar repetidamente uma atividade que precisa ser feita e pode afetar qualquer área da vida: acadêmica, pessoal ou profissional. Geralmente temos tendência a procrastinar tarefas que não temos muita facilidade ou gosto por fazer. Elenquei abaixo algumas dicas que podem ajudar quando algo TEM que ser feito e a VONTADE não vem:
1. Reflita sobre as consequências que pode ter em não fazer o que tem que ser feito: quando se conscientizar da importância do que deve ser cumprido, fica mais fácil da tarefa ser feita, com receio de que o que pensou ocorra.
2. Crie uma procrastinação produtiva!! Um exemplo? toda vez que não quiser fazer algo do trabalho, você pode não fazer, desde que vá para academia! Tinha colocado como meta fazer exercícios, mas não quer se exercitar? Então a única outra opção é fazer algo do trabalho!…e assim sucessivamente.
3. Divida a sua tarefa em blocos e vá cumprindo-a aos poucos, dentro do prazo.
4. Comece de uma vez! Sem dar a chance de ficar pensando: ‘será que faço isso ou não hoje?’ Não tem opção, pegou, sentou e fez! Simples assim.